Please reload

Posts Recentes

Pert substitui PRT, lançado também este ano, e apresenta outras facilidades ao contribuinte
O governo federal instituiu, em junho, o Programa Especial...

Governo cria novo programa de regularização de dívidas

June 14, 2017

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

Convalidação de incentivos fiscais dos Estados vai à sanção

August 7, 2017

Medida acaba com exigência de unanimidade nas decisões do Confaz, mas estabelece punição para Estados que instituírem benefícios sem aprovação
No último dia 12, o Senado Federal aprovou projeto de lei que torna válidos os incentivos fiscais concedidos pelos Estados sem aprovação do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). A matéria prevê a edição de um convênio perdoando os créditos decorrentes de isenções não autorizadas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) e a prorrogação, por até 15 anos, dos benefícios já concedidos.
De acordo com a legislação atual, para conceder incentivos fiscais de ICMS, os Estados e o Distrito Federal precisam ter autorização do Confaz. Alguns deles, a fim de se tornarem mais atrativos para investimentos do que os demais, passaram a instituir benefícios não aprovados. A prática, conhecida por guerra fiscal, foi adotada em maior ou menor escala por todas as unidades federadas.
Com a entrada em vigor das novas regras, a validação de convênios não dependerá mais da aprovação unânime do Confaz. O quórum de aprovação passa para dois terços das unidades federadas e, cumulativamente, um terço dos Estados de cada região do País. Entretanto, o Estado que conceder novos incentivos sem autorização do conselho ficará sujeito às sanções previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal.
O texto ainda deixa claro que as isenções concedidas são consideradas subvenções para investimento e, portanto, não compõem a base de cálculo do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica, da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, do Programa de Integração Social e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social.
A norma foi encaminhada à sanção presidencial.
 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Rua Vergueiro, 2.720 - 6º andar | São Paulo - SP | CEP 04101-200   

Av. Princesa Isabel, 320 - 4º andar | Rio de Janeiro - RJ | CEP 22011-010