Please reload

Posts Recentes

Pert substitui PRT, lançado também este ano, e apresenta outras facilidades ao contribuinte
O governo federal instituiu, em junho, o Programa Especial...

Governo cria novo programa de regularização de dívidas

June 14, 2017

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

Adicionais de periculosidade e insalubridade não se acumulam

October 9, 2019

TST considera que trabalhador tem de optar por complemento mais vantajoso. Decisão vale para todos os processos semelhantes
Em julgamento realizado dia 26, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) considerou que os adicionais de periculosidade e de insalubridade não podem ser pagos cumulativamente ao trabalhador, ainda que ele esteja submetido simultaneamente a riscos acentuados e a agentes nocivos à saúde.
Apesar de a opção por um dos dois adicionais estar prevista no art. 193 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), um agente de tráfego de companhia aérea questionou a proibição, alegando estar exposto tanto ao ruído dos aviões quanto a combustíveis, o que justificaria o recebimento dos dois complementos. Sua defesa alegava que a Constituição Federal não impõe a restrição fixada pela CLT e que o recebimento dos dois adicionais seria a justa compensação pelo duplo prejuízo à sua saúde.
Por oito votos a seis, no entanto, os ministros do TST decidiram que o dispositivo da CLT foi acolhido pela Constituição Federal e que, portanto, o trabalhador nessa situação deve optar pelo adicional mais vantajoso.
A decisão será aplicada a todos os processos semelhantes, pois foi proferida em julgamento de incidente de recurso repetitivo.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Rua Vergueiro, 2.720 - 6º andar | São Paulo - SP | CEP 04101-200   

Av. Princesa Isabel, 320 - 4º andar | Rio de Janeiro - RJ | CEP 22011-010