Please reload

Posts Recentes

Pert substitui PRT, lançado também este ano, e apresenta outras facilidades ao contribuinte
O governo federal instituiu, em junho, o Programa Especial...

Governo cria novo programa de regularização de dívidas

June 14, 2017

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

Mudança nas leis do trabalho

November 22, 2019

Norma de estímulo à geração de empregos modifica várias regras trabalhistas 
Publicada dia 12, a Medida Provisória (MP) nº 905/19 tem como carro-chefe o estímulo ao primeiro emprego para jovens. A norma, contudo, engloba muitos temas diferentes e introduz diversas mudanças nas leis trabalhistas.
O trabalho aos domingos e feriados, remunerado normalmente se outro dia de repouso for concedido, volta a ser permitido pela MP. O descanso precisa coincidir com o domingo ao menos uma vez a cada sete semanas nas indústrias ou uma vez a cada quatro semanas na prestação de serviços e no comércio. Esse último segmento precisa, ainda, obedecer à legislação local. O texto também revoga normas específicas, que impediam o trabalho nesses dias para algumas categorias. Como a questão já havia sido tratada na MP da Liberdade Econômica (nº 881/19) e rejeitada pelo Congresso Nacional, sua retomada é controversa, pois a Constituição impede que um assunto já rejeitado seja reeditado na mesma legislatura.
Outro ponto que tenta ser resgatado é a Lei das Gorjetas. O pagamento da gratificação tinha sido disciplinado pela Lei nº 13.419/17, que acabou revogada por erro de redação na Reforma Trabalhista (Lei nº 13.467). Foram feitas algumas tentativas para ressuscitar a regulamentação, mas não vingaram.
Com as novas regras, o fornecimento de alimentação por qualquer meio (in natura, tickets, vales e cupons) deixa de ter natureza salarial e, portanto, não sofre incidência de contribuição previdenciária ou de imposto de renda.
A MP flexibiliza os critérios para pagamento de prêmios e participação nos lucros e resultados, autoriza o acordo extrajudicial na rescisão do contrato de trabalho e institui o critério de dupla visita nas fiscalizações trabalhistas. A esse respeito, a norma também altera os parâmetros e valores das multas administrativas e cria o Domicílio Eletrônico Trabalhista, um canal de comunicação similar aos já existentes na esfera tributária, cujo uso será obrigatório para empregadores.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Rua Vergueiro, 2.720 - 6º andar | São Paulo - SP | CEP 04101-200   

Av. Princesa Isabel, 320 - 4º andar | Rio de Janeiro - RJ | CEP 22011-010